terça-feira, 20 de agosto de 2013

ÁSANAS

ÁSANAS - STHIRA SUKHAM ÁSANAM. - Yoga Sútras (de Patanjali), capítulo II, 46
Traduzindo: Ásana é toda posição firme e agradável.

Ásana é o terceiro ramo do Ashtanga Yoga de Patanjali.



Os ásanas são técnicas corporais que trabalham músculos e articulações, alongam e fortalecem, ativam glândulas e órgãos, fazendo com que tudo em nosso corpo funcione numa incrível sincronia.


Vale falar que os ásanas atuam além do físico, com impacto na esfera emocional, mental e na circulação de energia vital (prana) pelo organismo, revitalizando órgãos internos, densos e sutis e preparando para a prática de meditação.

Na prática da yoga,  os ásanas desobistruem os canais de energia, nadis, permitindo que o fluxo de prana (energia vital) seja restaurado e intensificado. 

Na pratica dos asanas tambem se associa as tecnicas respiratorias (pranayama), contrações (bandhas) e gestos (mudras), assim como conscientização corporal e mentalização.



Posturas e benefícios:
Equilíbrio
Auxilia a desenvolver a concentração e ajuda a focar nossa energia nas metas que determinamos para a nossa vida. Também trabalha nosso equilíbrio físico e emocional. Quando a pessoa está muito agitada ou abalada emocionalmente, seja difícil executá-lo, mas com persistência, ela irá restabelecer o equilíbrio perdido.


Flexão para Frente
Ao flexionar a coluna para frente, alonga-se todos os músculos das costas e da parte posterior das pernas. Muitos problemas de coluna e má postura originam-se nas tensões crônicas dessa musculatura e são evitados ao praticar, regularmente, as flexões para frente. Também estimula todos os órgãos do sistema digestivo e excretor, combatendo problemas digestivos e a prisão de ventre. Esses exercícios desenvolvem, também, a capacidade de se render, de relaxar e de se entregar ao fluxo natural da vida com a humildade que só conhecemos quando somos capazes de dobrarmos nossa coluna diante de uma sabedoria maior.
Flexões laterais 
As flexões laterais ajudam a manter a coluna saudável, pois alongam os músculos que ligam uma vértebra na outra. Assim como, reduzem a adiposidade na região da cintura, estimulando o fígado, baço e pâncreas. Emocionalmente, essa categoria de exercícios ensina-nos a sermos mais flexíveis em nossos pontos de vista, a termos mais "jogo de cintura".
Extensão da Coluna
Com esses exercícios, alonga-se os músculos do abdômen, peito e pescoço. As supra-renais e a tireóide são estimuladas, auxiliando no equilíbrio do sistema endócrino. As retro-flexões aumentam a auto-estima e a auto-confiança. Esse exercício é contra-indicado para pessoas com lesões na região lombar ou portadores de hérnia de disco.

Torções
As torções promovem uma grande sensação de bem-estar dando mais disposição. Exercícios com torções estimulam os nervos que passam pela medula espinal. Assim, a condução de impulsos nervosos aumenta e revitaliza. O sistema nervoso é beneficiado, além de reduzirmos as gordurinhas que se acumulam no abdômen. Alivia bastante a tensão nos músculos das costas e no pescoço. Diziam os mestres do Yoga que aqueles que praticassem as torções, regularmente, retardariam o envelhecimento. Psicologicamente, os exercícios de torção nos ensinam a olharmos para os lados, para outras direções, ao invés de ficarmos teimando num caminho ou numa idéia que não nos leva a lugar nenhum.

Invertida 
Quando se pratica as posições invertidas, o sangue corre mais facilmente para a cabeça, alimentando os neurônios e ativando todas as funções cerebrais: raciocínio, memória, concentração, criatividade etc. A circulação nas pernas diminui, evitando varizes e o cansaço tão comum nessa área. Além disso, existe uma inversão da ação da força de gravidade que, constantemente, puxa para baixo os tecidos e órgãos. Quando se pratica as invertidas, reposiciona-se os órgãos dando um descanso aos músculos que os sustentam. Ativa-se a hipófise, que é a principal glândula do sistema endócrino, pois coordena a função de todas as outras. Essa posição nos permite ver o mundo por um outro ângulo e é comum que pessoas muito rígidas mentalmente ou muito controladoras tenham medo de executá-las.

Relaxamento
É o momento mais importante. Alguns minutos numa posição deitada e relaxada, é o momento onde o corpo assimila todos os benefícios que foram estimulados pelos ásanas trabalhados. 


Boa pratica! Namastê.





Um comentário: