terça-feira, 6 de agosto de 2013

OS KOSHAS

A maioria de nós acha que o nosso corpo é simplesmente a nossa forma física - pele, ossos, músculos e órgãos. Mas na filosofia de yoga o ser humano é composto de três corpos. 


  1. O corpo denso (físico) nasce e morre. 
  2. O corpo sutil (a mente) 
  3. o corpo causal (o espírito) são eternos. 


Os três corpos
 são divididos mais ainda em cinco camadas, ou koshas, que organizam os vários elementos de um ser humano.  Os koshas são como as camadas de uma cebola. O nosso corpo físico é apenas a camada mais externa que engloba as outras quatro camadas.

É essencial para o praticante de yoga entender a necessidade da integração e equilíbrio dos cinco koshas. O corpo físico não é algo separado da mente e da alma. Cada kosha é conectado aos outros. A pratica de yoga nos leva da periferia, o corpo físico, para o centro do ser, a alma, com a intenção de harmonizar as camadas todas e descobrir a nossa divindade interior.





  • O primeiro kosha é annamaya, a camada física. Este é o corpo material, pele e ossos, nutrido pelo alimento. Ele experimenta o mundo e é o veículo para a alma. Mas quem se identifica só com essa camada não conhece o seu eu verdadeiro. 
  • O segundo kosha é pranamaya, a camada de prana, energia vital, a força que vitaliza e une o corpo e a mente. Ele permeia todo o organismo e sua manifestação física é a respiraçãoÉ esta energia vital que liga a alma ao corpo. 
  • O terceiro kosha é manomaya, a camada mental. Este é a mente e é conectada aos cinco sentidos. Responde com os pensamentos.
  • O quarto kosha é vijjnanamaya, a camada intelectual. É a sabedoria que analisa as experiências da vida e fornece direção. 
  • O quinto e último kosha, anandamaya, é a camada de felicidade, ou bem-aventurança. A alma reside aqui. Inalterado pelas outras camadas, ele representa a verdade absoluta. Ele é considerado como a camada mais interna de todas. Ele normalmente se manifesta durante o sono profundo, enquanto no sonho e estados de vigíliaele tem apenas uma manifestação parcialO anadamaya kosha é um reflexo do eu verdadeiro, ou eu supremo. De acordo com o yoga, o praticante sábio deve discriminar entre o eu verdadeiro e os outros koshas.

A prática de yoga nos ensina a viver plenamente – físicamente, mentalmente e espiritualmente - cultivando cada um dos cinco koshas. Quando os koshas estão desalinhados, não conseguimos encontrar o nosso verdadeiro eu e não vivemos em harmonia. O objetivo da yoga é integrar as várias camadas para viver em harmonia e experimentar a realidade suprema da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário