quinta-feira, 31 de julho de 2014

CONSCIENTIZAÇÃO DOS ISQUIOTIBIAS

Alongamento sentado e os isquiostibiais

Outro dia passeando pela internet deparei com um vídeo interessante e resolvi compartilhar, pois quanto mais consciente estamos dos movimentos que fazemos quando praticamos yoga, melhor e mais eficaz serão os seus benefícios.


Apesar de ser em inglês e não ser específico de yoga, tem uma linguagem visual bastante esclarecedora do que ocorre quando dobramos a coluna em cima das pernas, de maneira incorreta, criando estresse na coluna lombar e pressão nas vértebras. Demonstra, também, como alongar os isquiostibias de forma eficiente e faz um teste para verificar o comprimento deles. A animação compara a performance das duas posturas e a maneira correta de alongar-se desde o ponto em que as nádegas encostam no chão,  firmando os ísquios, as coxas e as penas no chão, dobrando-se corretamente, desde a região lombar e mantendo a coluna côncava. Como costumo dizer, evite flexionar da cintura.

Na prática de yoga temos um ásana chamado Paschimottanasana, em que utilizamos essa postura, que alonga a coluna, e a força vital alcança todo o corpo. 
Os benefícios do ásana são muitos. Descança e massagea o coração, acalma as glândulas adrenais, tonifica os rins, a bexiga e o pâncreas, ativa o fígado preguiçoso e melhora o funcionamento do sistema digestivo, ajuda a tratar da impotência, estimula os ovários, o útero e todo sistema reprodutor.

Espero que também apreciem! 
Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário