domingo, 24 de agosto de 2014

Yogacharya BKS Iyengar


"Estou velho, e a morte se aproxima inevitavelmente. Mas tanto o nascimento quanto a morte estão além da vontade de um ser humano. Eles não são o meu domínio. Eu não penso nisso. Yoga me ensinou apenas a trabalhar para viver uma vida útil." (Do “Luz na Vida”)


BKS Iyengar faleceu às 03h15 em Pune, na Índia, em 20 de agosto de 2014.
Ele deixa em seu rastro um notável legado de milhares de professores, incluindo seus próprios filhos Geeta Iyengar e Prashant Iyengar e sua neta, Abhijata.

“Quando eu pratico, sou um filósofo. Quando eu ensino, sou um cientista. Quando eu demonstro, sou um artista. – BKS Iyengar”

Desde sua juventude, dedicou sua vida à prática e ao ensino do Yoga. Reconhecido mundialmente como "Maestro do Yoga", suas obras foram traduzidas para vários idiomas, tornaram-se referências indiscutíveis para todo praticante de Yoga.

Através da sua imensa capacidade intelectual e espiritual, B.K.S. Iyengar criou a técnica e os princípios que subjazem à tão conhecida variante de yoga, o Iyengar yoga. A modalidade tem como objectivo essencial aproximar a prática de yoga de qualquer humano, ainda que tenha especiais dificuldades no exercício físico.

Na sua infância, B.K.S. Iyengar foi vítima de malária, tuberculose e febre tifóide. Foi introduzido ao Yoga com 16 anos pelo seu GuruSri T. Krishnamacharya e aos 18 anos foi enviado para Pune, Maharashtra para ensinar yoga uma vez que tinha alguns conhecimentos de inglês. Ao longo dos anos a sua prática e experiência entusiasmou diversos praticantes e deixou um amplo acervo de sua obra.

"_ Eu acho, mesmo, que o Iyengar Yoga não é para todo mundo. (Mas concordo que o yoga é para todos!) Iyengar Yoga é para aquele tipo de pessoa que se compraz em ver, analisar, avaliar, que enxerga nos detalhes o alento da vida, que vê nas minúcias as flores do caminho." (Luz da Vida)

Grande mestre que eu admiro e tive a honra de conhecer na Índia em 2008.
Respeito e Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário