terça-feira, 2 de julho de 2013

PRANA: ENERGIA VITAL



Prāna (sopro de vida) é, segundo os Upanishads , antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através do ar que respiram. E é essa energia sutil que permeia, envolve, nutre e controla não somente o nosso corpo, como a nossa mente. Tanto os órgãos e os sistemas, como os espaços vazios do nosso ser.
O prana se polariza em positivo e negativo, e pode ser acumulado, transformado e conduzido. Quando tal energia abandona nosso corpo físico, ele morre. Quando se desarmoniza, cria-lhe doenças.

Sendo assim, RESPIRAR CONSCIENTE é muito importante, pois cada vez que inspiramos absorvemos prana, cada vez que expiramos, o distribuímos pelos vários órgãos do corpo, alimentando assim a chamada vida.

Na prática de Yôga, o Pranayama é o processo de expansão de prana, usando a respiração consciente. 

Para distribuir esta energia pelo corpo temos 7 principais centros energéticos do corpo humano, denominados CHAKRAS, são eles:

Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Vishuddha, Ajña, Sahasrara. 

Na próxima postagem falaremos sobre cada um deles.

Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico, como um canal, denominado Nadi.

Há no corpo humano um grande número de nadis(72.000), no entanto, existem 3 que são os principais.


Sushumna - tem sua base na região do primeiro chakra, onde reside uma energia potentíssima chamada Kundalini, e se estende ao longo da coluna vertebral (medula espinhal) por onde saem outros dois Nadis alternados:

Ida – sai da base da medula espinhal, sobe pela coluna e termina na narina esquerda;

Píngala – sai da base da medula espinhal, sobe pela coluna e termina na narina direita.

Partindo do chakra raiz, Ida e Pingala se cruzam 4 vezes ao longo da coluna. 

Quando praticamos Yôga os Ásanas e Pranayamas são capazes de movimentar a energia estagnada, conduzir e alimentar nossos centros energéticos. Por isso o Hatha Yoga apresenta resultados e efeitos terapêuticos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário